top of page

#4  5.400km &
Bamboo BIKE

Um dos meus mais recentes e desafiante grande projeto de vida. Essa é a história de como eu construí com as próprias mãos uma bicicleta de bambu e rodei mais de cinco mil quilômetros, quatro países ao longo de quatro meses.

 

Com o barco eu havia conhecido muito a costa litorânea e as ilhas do sudeste asiático, mas eu tinha tido pouca experiência no interior do país. Quando pensei em como fazer essa viagem não estava afim de simplesmente pegar o carro e dirigir. Eu queria fazer isso de uma forma sustentável, então decidi que a melhor forma de fazer seria de bicicleta. Poderia percorrer todos os lugares dependendo apenas de mim e da energia do meu corpo. Mais sustentável do que isso não fica. Ou será que fica?

1_corpo1.jpg
2_film strip1.jpg

Sempre tive muito interesse na área de construção utilizando materiais sustentáveis. Depois de passar quase 4 anos no sudeste asiático eu já havia me apaixonado pelas obras que foram feitas de bambu. Foi aí então que eu tive a brilhante ideia de construir a minha bicicleta com também com bambu.

 

Depois de muita pesquisa acabei decidindo por fazer eu mesmo a bicicleta. Não havia pessoas que pudessem fazer uma dessas para mim. Porém eu nunca havia trabalhado com bambu e muito menos construído uma bicicleta do zero. Não poderia ser uma bicicleta qualquer, não posso pedalar mais de uma hora numa bicicleta convencional devido a uma hérnia de disco que adquiri surfando em Florianópolis. O triciclo seria ideal para esse projeto.

Esse foi um dos maiores desafios da minha vida, porque se tratava de construir o primeiro triciclo feito 100% de bambu e fibra natural do mundo. Eu pesquisei muito na internet para conseguir achar alguns modelos e referências, mas não havia encontrado nenhum que não fosse uma bicicleta tradicional.

Após a virada do ano, janeiro de 2017, eu dei a largada oficial nesse projeto. Tive a oportunidade incrível de, no dia do lançamento do projeto, contar com mais de 30 amigos que pegaram suas bicicletas, chamaram amigos, primos, vizinhos e iniciaram o projeto comigo. Fui acompanhado pelos primeiros 25 quilômetros e a emoção foi muito grande. Ao todo foram 5.400 quilômetros pedalados, uma média de 120kms por dia durante quatro meses.

 

A convivência com pessoas simples, amáveis e muito hospitaleiras foi transformadora. Mesmo tendo a língua como uma grande barreira, pois muitos deles não falavam inglês, não faltava disposição e boa vontade para tentar entender gestos e me ajudar. Fiz amizades e acumulei histórias que vou me lembrar pelo resto da minha vida. Conhecer o interior, pessoas tão simples, mas com uma alma tão bela me fez enxergar ainda mais o valor das pequenas coisas da vida.

bottom of page